FORMAS DEGENERADAS DE GOVERNO - FILOSOFIA ARISTÓTELICA.
Para Aristóteles, existe uma distinção entre regime política e formas de governo. Os regimes políticos é separação entre o número de quem governa e os governantes, podendo estar concentrando na mão de apenas uma pessoa ou ser mais abrangente e estar concentrado na mão de todos. Já os modos de governar, é a finalidade de governar, podendo ser para seu próprio interesse ou interesse dos demais, mas para Aristóteles todo governo deve se fundamentar através da justiça, e todo aquele que não condiz com esse princípio é considerado uma forma de governo degenerada. Com isso, Aristóteles considerada três formas de governos degeneradas, sendo elas:
Tirania: Já que o tirano na maioria das vezes não irá utilizar da justiça em seu governo, seu principal objetivo é se manter no poder, logo só irá tomar decisões para manutenção dele.
Oligarquia: Essa forma de governo é muito perigosa, visto que quando um certo grupo de pessoas se mantém no poder, suas decisões serão baseadas no seus próprios interesses, não se preocupando com a justiça para atender seus interesses.
Democracia (Em especial a Ateniense): Muito influenciado por Platão, Aristóteles considerava essa forma de governo perigosa, já que muitas pessoas estão tomando as decisões sem um preparo específico, e na maioria das vezes um certo grupo/classe terá uma maior influência que os demais, tomando assim decisões que irão favorecer apenas o interesse daquela classe.
Referências: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/FILOSOFIA/Artigos/etica_politica_aristoteles.pdf
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-11042016-123603/publico/2015_RodrigoRodriguesPedroso_VOrig.pdf
Comentários
Postar um comentário