O homem como "Animal Político"
Aristóteles era um filósofo com ideias inovadoras e diferentes das que encontrávamos naquela época, como a que o homem é um animal político, então começarei o texto colocando uma de suas citações: “Homem é por natureza um animal político, tem primeiro na família a socialização e garantia da manutenção da vida em seus aspectos financeiros e educativos, mas é na Pólis que se realiza plenamente, encontrando no fiel cumprimento das leis a justiça, dado que só podemos ser felizes no exército da justa medida, ou seja, sendo prudentes e encontrando o meio termo em nossas ações.”
Como entender essa ideia de um filósofo que trás para a gente novas descobertas até hoje? Primeiro entenderemos o significado da frase, “O homem é um animal político”, quando ele diz isso acaba nos mostrando palavras que ainda são pouco compreendidas, como é o exemplo de política, esta palavra tem o significado nesta frase de mostrar que o homem é dependente de um estado maior, onde se existe alguém para governar e organizar a população, é uma frase derivada do grego Polis, que significa cidade, esta é a primeira ideia sobre a frase de Aristóteles.
Mas por outro lado algumas pessoas também pensam um pouco diferente, trazem mais para o lado da linguagem, Aristóteles tinha também como tese que o ser humano é o único ser com capacidades discursivas, ou seja, ele pode transmitir seus pensamentos e ideais para outros seres de sua espécie fazendo que seus objetivos se alinhem, e por isso seriam animais políticos. E para este ponto o filósofo também possui uma frase, que diz: “A razão pela qual o homem é um animal político em grau mais elevado do que as abelhas ou qualquer outro animal, é clara: a natureza, como dissemos, não faz nada em vão, e o homem é o único animal que tem palavra. A voz expressa a dor e o prazer, e os animais também possuem, já que sua natureza vai até aí a possibilidade de sentir dor e o prazer e expressá-los entre si. A palavra, porém, está destinada a manifestar o útil e o nocivo e, em consequência, o justo e o injusto. E esta é a característica do homem diante dos demais animais: possuir, só ele, o sentido do bem e do mal, do justo e do injusto, etc. É a comunidade dessas coisas que faz a família e a cidade.”
Então podemos concluir que existem muitas ideias sobre o pensamento de Aristóteles em relação a essa frase, o que acaba gerando dúvida na maioria das pessoas que a estuda e isto é algo bom, porque quanto mais dúvida gerarmos, mais soluções teremos, assim muito mais descobertas poderemos fazer.
Escrito por: Luan Gusmão Franca Almeida Nascimento
Referências:
PILLE, Paula. Homem, um animal político: veja o pensamento de Aristóteles. Disponível em: <https://blogdoenem.com.br/homem-um-animal-politico-revise-aristoteles-filosofia-enem/> Acesso em: 19/06/2021
FUKS, Rebeca. Frase O homem é um animal político. Disponível em: <https://www.culturagenial.com/o-homem-e-um-animal-politico/> Acesso em: 19/06/2021
Comentários
Postar um comentário